Pensar é um ato revolucionário.
E nos dias atuais mais escasso e no entanto cada vez mais necessário.
Nossa atenção está fragmentada, disputada entre aplicativos, likes e estratégia de engajamento. Seguimos receitas de sucesso que nem ao certo sabemos de onde vem ou se concordamos com isso.
A desconexão com nossos próprios pensamentos e sentimentos é onde inicia a desconexão com as outras pessoas e com a natureza.
Somente quando podemos pensar por nós mesmos, de forma independente, com presença é que podem surgir ideias realmente novas, que representem nossos anseios mais profundos, como respostas ao que percebemos em nós mesmos e ao nosso redor.
Se quisermos tomar decisões melhores, criar soluções melhores, precisamos pensar melhor.
A qualidade de tudo depende do nosso pensamento. E no automatismo multi tarefa da vida moderna que vivemos, isto se torna imporssível, se não houver a intenção clara de fazer “pequenos retiros para pensar” no nosso cotidiano.
E pensamos melhor juntos, a atenção, legítima, interessada, verdadeira do outro nos encoraja e estimula nossos pensamento.
O Thinking Environment (Ambiente para Pensar) é uma metodologia que me fascinou desde que conheci em 2020, como uma forma simples, mas extremamente poderorosa para criar ambientes de escuta profunda e segurança psicológica onde cada pessoa é vista e incluída, o que permite as pessoas pensarem por si mesmas com imaginação, coragem, intensidade e leveza.
A qualidade de tudo o que fazemos depende do pensamento que antecede a ação e qualidade do nosso pensamento depende da maneira como tratamos uns aos outros enquanto pensamos
Estas são as premissas que guiam o Thining Environment (Ambiente para Pensar) uma metodologia criada pela pesquisadora Nancy Kline e que pode ser utilizada em diversas aplicações como reuniões profissionais, facilitação de processos educacionais, práticas de coaching ou rodas de conversa.
Na base da metodologia está a substituição de pressupostos e comportamentos que limitam o pensamento por outros considerados libertadores, os chamados 10 Componentes do Thinking Environment:
- Atenção
- Sentimentos
- Igualdade
- Informação
- Leveza
- Diversidade
- Apreciação
- Pergunta Inclusiva
- Encorajamento
- Local
Cada um desses componentes deve ser cuidado de maneira adequada durante uma reunião, que se torna uma “sessão de pensamento”, onde todos tem a oportunidade de pensar e falar e sabem que não serão interrompidos.
Vamos explorar cada um deles nos próximos artigos
Leave a Comment