
“Se a gerência estabelecer metas quantitativas e fizer com que o trabalho das pessoas dependa delas – elas atingirão as metas – mesmo que tenham que destruir a empresa para fazer isso”. -W. Edwards Deming
Metas quantitativas impostas que focam somente em uma dimensão (normalmente a financeira) podem gerar resultados a curto, porém a longo prazo podem ser nocivas tanto para os clientes externos, como para a própria organização, pois este tipo de meta não se preocupa com a sustentabilidade do negócio e não cuida da relação com os demais stakeholders envolvidos.
Outro ponto negativo é que as metas normalmente são impostas (top/down) e as pessoas não participam da decisão, não entendem de onde vem aqueles números e não tem a clareza de como atingir aquela meta vai fazer a empresa atender a seu propósito como organização.
Sempre houveram duas perguntas proibidas e nunca respondidas sobre metas: Porque? e Baseado em que?
Quando as pessoas decidem as próprias metas, tem a compreensão e clareza do que estão fazendo e porque, o engajamento a motivação para atingir é muito maior.
Compartilho um excelente artigo dos amigos da Target Teal falando sobre este tema:
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