“A minha vida é melhor quando trabalho partindo do princípio que todos estão fazendo o melhor que podem.”
– Brené Brown, A Coragem para Liderar
Adotar a interpretação mais generosa possível às intenções, palavras e ações dos outros soa simples, mas é uma habilidade que não é fácil de aprender e praticar.
Percebemos, interpretamos e julgamos os outros a partir de nossas próprias crenças.
Quando enfrentamos situações em que os outros não atendem às nossas expectativas, a tendência mais comum é achar que o outro está agindo de forma negativa e proposital.
Se um colega não entrega o trabalho que espera, atrasa um projeto, perde uma conta importante, não liga de volta, é comum julgar, que o outro está sendo preguiçoso, incompetente, negligente.
A partir disso construimos barreiras que nos afastam.
Mudar esta postura exige coragem, é preciso mudar a crença de que o outro está sendo mau e acreditar que o outro está fazendo o melhor que pode – SEMPRE.
Raramente no ambiente de trabalho nos colocamos no lugar do outro, não sabemos quais batalhas profissionais e pessoais ele está enfrentando, seus desafios, as cobranças que recebe.
A empatia nasce desta condição positiva e é o que abre as portas para a colaboração e criação de soluções que integrem as necessidades de todos.
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