Através das redes eu tive acesso a pessoas, conhecimentos, práticas e experiências que nenhum modelo tradicional de trabalho ou aprendizado poderia me dar.
As tendências de trabalho no futuro apontam para este modelo não hierárquico que possibilita um funcionamento orgânico, com capacidade de adaptação e sustentabilidade que nenhum outro modelo de organização pode alcançar.
Os membros de uma rede criam valor para os outros trocando informações, experiências e tornando suas habilidades, recursos e conexões disponíveis para toda a rede.
As redes podem ser divididas em três tipos básicos:
– Redes de Conexões: As pessoas se conectam para trocar informações de forma simples e frequente (ex: grupos de facebook / whatsapp)
– Redes de Propósito: As pessoas são conectadas com um propósito em comum. A rede ajuda as pessoas a criar e compartilhar idéias, desenvolver estratégias e planos de atuação em conjunto. (Ex: movimentos para reinventar a educação/organizações, estudo de novos modelos econômicos, integração e desenvolvimento regional,etc.)
– Redes de Produção: São redes que se comprometem a entregar ações ou produtos para a sociedade, podendo ser um negócio visando lucro ou impacto social. (Ex: as organizações que atuam em rede).
Você provavelmente já atua em rede de alguma forma.
Leave a Comment