“Se queremos que nosso mundo seja diferente, nosso primeiro ato precisa ser reinvindicar tempo para pensar.”
Meg Wheatley
Se tem algo que foi excluído de nosso modo de viver pré-coronavírus foi o espaço para pensar.
Entramos em um modo automático de fazer, fazer, fazer, consumir, consumir, consumir e dedicamos muito pouco espaço para refletir sobre o que estamos fazendo sobre o porque de seguirmos determinadas regras sociais e sem parar para buscar sentido em nossas vidas.
As escolas se tornaram espaços de simples consumo de conteúdo sem cultivar o debate, a reflexão, o pensamento crítico. As pessoas desde crianças até adultos se tornaram acumuladores de títulos no currículo, sem saber como aplicar ou dar sentido a tudo que aprenderam.
No mundo do trabalho, ainda pior, com raríssimas excessões, o pensamento e o questionamento é rechaçado. As pessoas são obrigadas a engolir fórmulas prontas que normalmente vem de fora, processos sem sentido e o resultado é que o problema que deveria ser resolvido não é resolvido e ainda gera outros, é um loop sem fim.
É preciso parar. Parar e pensar.
Pensando e refletindo, poderemos perceber as relações de causa e efeito, perceber diferentes perspectivas e possibilidades e tomar melhores decisões, que façam sentido.
Esse é o convite
Leave a Comment