Em uma conversa em um dos grupos que participo, o assunto era o excesso de informação que recebemos e que muitas informações passam desapercebidas até que ressoem com as pessoas, a futurista Lala Deheinzelin, nos lembrou da frase acima do Gianetti.
Hoje temos acesso a praticamente todo o conteúdo de informações já produzidas pelo ser humano, não dependemos de nenhum canal de mídia, instituição de ensino, ou empresa para obter.
O grande desafio do nosso tempo é o que fazer e como dar sentido a tanta informação.
Atualmente estou estudando a metodologia PKM (Personal Knowledge Mastery) desenvolvida pelo canadense Harold Jarche, que ressoa muito com a frase acima e utiliza as etapas abaixo para organizar o nosso processo de autoaprendizagem:
1. Seeking: Ter uma estratégia de como buscar as informações e receber atualizações. É preciso ter um foco no que buscar. As redes sociais são fantásticos instrumentos se bem utilizados.
2. Sensing: Nesta etapa damos sentido e a informação se torna personalizada. Como ela pode ser aplicada ? Em qual contexto? Esta etapa inclui reflexão e exige experimentação.
3. Sharing: Compartilhar nossas idéias e experiências e colaborar com nossas redes, Um processo contínuo que se realimenta.
Leave a Comment