Há muito tempo se fala que o mundo em 2020 seria VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) e a gente falava sem saber bem o que era essa incerteza, teorizando sobre ela.
Agora a estamos experimentando em seu maior grau, não sabemos como será a próxima semana, não temos idéia do colapso econômico e social, e o mundo em que vamos viver daqui a um mês.
Nós humanos abominamos a incerteza, nosso ego construiu a civilização sobre a ilusão da certeza, da previsibilidade, tentamos controlar tudo, até a natureza.
A natureza nunca foi certa e previsível, ela muda constantemente, ciclos de morte e renascimento são constantes. Nos desconectamos dela entorpecidos pelo prazer e conforto ilusórios.
Quando eventos imprevisíveis abalam nossa realidade, sentimos que perdemos tudo e não temos mais lugar. As primeiras reações do nosso ego são o pânico, medo e autopreservação.
Falamos e ensaiamos muito sobre navegar na incerteza. Agora é a hora do teste, de colocar tudo que apendemos com os estudos de futuro, autodesenvolvimento e espiritualidade em prática.
É preciso render-se à incerteza, estar nela completamente. Assim vamos descobrir a incrível fonte de sabedoria, curiosidade e anti-fragilidade que só pode ser encontrada no coração do desconhecido. É daí que vai nascer o novo.
Leave a Comment