Quantas vezes já experimentamos situações dentro de empresas em que várias áreas tem que trabalhar juntas e ninguém sabe ao certo de quem é a responsabilidade por certa atividade e ninguém faz por achar que a responsabilidade é do outro. O analista financeiro acha que é do representante de vendas, que acha que é do engenheiro que acha que é do analista financeiro e por aí vai.
Um cargo não diz muita coisa sobre todas as atividades que uma pessoa faz.
A autogestão propõe uma estrutura organizacional composta por um conjunto de práticas e acordos para tomada de decisões e coordenar o trabalho entre as pessoas.
O primeiro elemento desta estrutura é o Papel e serve para criar responsabilização individual e clareza de expectativas.
Um papél é definido basicamente por um propósito, uma lista de responsabilidades claras e elementos que são de seu domínio.
Uma pessoa pode assumir vários papéis e um mesmo papel pode ser desempenhado por várias pessoas e pode existir somente por um tempo.
Diferente de títulos pomposos e cargos, a utilização de papéis deixa claro para todos qual é a responsabilidade de cada um dentro de cada contexto.
Uma boa idéia para pensar em papéis e fazer uma lista de todas atividades que você faz e agrupar de acordo com o propósito.
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