O nosso sistema econômico baseado somente em dinheiro, já vinha se apresentando insuficiente para a complexidade do mundo atual, agora fica claro sua incapacidade em responder a eventos complexos e garantir a sustentabilidade em todos os níveis para a população e o planeta.
O momento pede por soluções inovadoras e criativas.
A Fluxonomia é um dos sistemas que tenho estudado e praticado, é um conjunto de metodologias de Futurismo e Novas Economias que pode nos auxiliar a ampliar a visão e reinventar os negócios.
Nesse sistema a economia tem 4 dimensões que se conectam e uma ativa a outra:
ECONOMIA CRIATIVA: fluxo de “matérias primas” abundantes, que não se consomem, mas se multiplicam com o uso, como cultura, conhecimento, criatividade, experiências.
ECONOMIA DO COMPARTILHAR: fluxo de infraestrutura de forma mais acessível e sustentável, a partir do compartilhamento de espaços, equipamentos, materiais.
ECONOMIA COLABORATIVA: fluxo de iniciativas, conectadas e convergindo potencias por meio de gestão distribuída e processos em rede.
ECONOMIA MULTIVALOR: fluxo de recursos e resultados de toda natureza, não apenas monetários, mas também culturais, ambientais e sociais
Vamos pensar juntos em alternativas?
Leave a Comment