O trabalho remoto é uma realidade para onde as organizações seguem, cada uma a seu modo.
Esta escolha pode ser feita de forma planejada, para criar beneficio para os empregados, diminuir custos com escritórios ou pode ser tomada de surpresa por um surto de coronavírus ou desastres naturais como as enchentes em São Paulo.
A verdade é que tanto empresas, como profissionais de qualquer setor precisam estar preparados para atuar de forma remota.
Na minha experiência como profissional que atua remotamente há 15 anos e pelas pesquisas que faço, não basta fazer o trabalho da mesma forma como se estivesse no escritório, é preciso entender as diferenças e explorar o melhor que este modelo tem a oferecer.
Destaco as seguintes habilidades:
– Autoconhecimento: Autoresponsabilidade é um princípio básico, é preciso se conhecer para determinar seu próprio ritmo e compromissos.
– Comunicação: A comunicação verbal e escrita deve ser praticada de forma efetiva, constante e transparente.
– Ferramentas: Conhecer as principais ferramentas de comunicação (voz, vídeo), gestão de projetos, e colaboração.
– Conectar e colaborar: Formar redes de estudo, de prática
– Autogestão: Gestão distribuída, tomada de decisões, definir acordos, papéis e responsabilidades.
– Compreensão do presente e futuro
Leave a Comment